II Samuel 22:1-10



(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida


970 a.C.

Cântico de Davi em ação de graças

II Samuel 22:1

E FALOU Davi ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.
Êxodo 15:1 ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor; e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque sumamente se exaltou: lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
Juízes 5:1 E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
I Samuel 23:14 E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão.
I Samuel 24:15 O Senhor porém será o juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão.
I Samuel 25:29 E, levantando-se algum homem para te perseguir, e para procurar a tua morte, então a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor teu Deus; porém a vida de teus inimigos se arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
I Samuel 26:24 E eis que assim como foi a tua vida hoje de tanta estima aos meus olhos, doutra tanta estima seja a minha vida aos olhos do Senhor, e ele me livre de toda a tribulação.
I Samuel 27:1 DISSE porém Davi no seu coração: Ora ainda algum dia perecerei pela mão de Saul; não há cousa melhor para mim do que escapar apressadamente para a terra dos filisteus, para que Saul perca a esperança de mim, e cesse de me buscar por todos os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.
II Samuel 22:49 E o que me tira dentre os meus inimigos: e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.
Salmos 18:1 EU te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha.
Salmos 34:19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
Salmos 50:14 Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.
Salmos 103:1 BENDIZE, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Salmos 116:1 AMO ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.
Isaías 12:1 E DIRÁS naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolaste.
II Coríntios 1:10 O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.
II Timóteo 4:18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
Apocalipse 7:9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos:

II Samuel 22:2

Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
Deuteronômio 32:4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são: Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
I Samuel 2:2 Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti: e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Salmos 18:2 O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
Salmos 31:3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
Salmos 42:9 Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? por que ando de nojo por causa da opressão do inimigo?
Salmos 71:3 Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente: deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
Salmos 91:2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Salmos 144:2 Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu: escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.
Mateus 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

II Samuel 22:3

Deus é o meu rochedo nele confiarei: o meu escudo, e a força de minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, de violência me salvaste.
Gênesis 15:1 DEPOIS destas cousas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
Deuteronômio 32:37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? a rocha em quem confiavam,
Deuteronômio 33:29 Bem-aventurado tu, ó Israel! quem é como tu? um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua alteza: pelo que os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.
I Samuel 2:1 ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor: a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
II Samuel 22:49 E o que me tira dentre os meus inimigos: e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.
II Samuel 22:51 Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua semente para sempre.
Salmos 3:3 Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Salmos 5:12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência, como de um escudo.
Salmos 9:9 O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
Salmos 14:6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
Salmos 18:2 O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
Salmos 27:5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: no oculto do seu tabernáculo me esconderá: pôr-me-á sobre uma rocha.
Salmos 28:7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido: pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
Salmos 32:7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia: tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
Salmos 46:1 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia.
Salmos 46:7 O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Salmos 46:11 O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Salmos 55:9 Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.
Salmos 59:16 Eu porém cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia: porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.
Salmos 61:3 Pois tens sido o meu refúgio, e uma torre forte contra o inimigo.
Salmos 71:7 Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.
Salmos 72:14 Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele.
Salmos 84:9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Salmos 84:11 Porque o Senhor Deus é um sol e escudo: o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.
Salmos 86:14 Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembleias dos tiranos procuraram a minha morte; e não te puseram perante os seus olhos.
Salmos 115:9 Confia, ó Israel, no Senhor: ele é seu auxílio e seu escudo.
Salmos 140:1 LIVRA-ME, ó Senhor, do homem mau: guarda-me do homem violento;
Salmos 140:4 Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento, os quais se propuseram desviar os meus passos.
Salmos 140:11 Não terá firmeza na terra o homem de má língua: o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.
Salmos 142:4 Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse: refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.
Salmos 144:2 Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu: escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.
Provérbios 18:10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará em alto retiro.
Provérbios 30:5 Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Isaías 12:2 Eis que Deus é a minha salvação: eu confiarei e não temerei porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.
Isaías 32:2 E será aquele Varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande rocha em terra sedenta.
Isaías 45:21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos: quem fez ouvir isto desde a antiguidade? quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? e não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há fora de mim.
Jeremias 16:9 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar neste lugar perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa.
Jeremias 16:19 Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia! a ti virão as nações desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras, e vaidade, em que não havia proveito.
Lucas 1:47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Lucas 1:69 E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo.
Lucas 1:71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos aborrecem;
Tito 3:4 Mas quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
Tito 3:6 Que abundantemente Ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Hebreus 2:13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.

II Samuel 22:4

O Senhor, digno de louvor, invoquei, e de meus inimigos fiquei livre.
Neemias 9:5 E os levitas, Jesua, e Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias, Petaquias, disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus de eternidade em eternidade; ora bendigam o nome da tua glória, que está levantado sobre toda a bênção e louvor.
Salmos 18:3 Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
Salmos 34:6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
Salmos 48:1 GRANDE é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.
Salmos 50:15 E invoca-me no dia da angústia: eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Salmos 55:16 Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
Salmos 56:9 Quando eu a ti clamar, então retrocederão os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus está comigo.
Salmos 57:1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
Salmos 66:2 Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.
Salmos 96:4 Porque grande é o Senhor e digno de louvor, mais tremendo do que todos os deuses.
Salmos 106:2 Quem pode referir as obras poderosas do Senhor? Quem anunciará os seus louvores?
Salmos 116:2 Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto invocá-lo-ei enquanto viver.
Salmos 116:4 Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma.
Salmos 116:13 Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.
Salmos 116:17 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor.
Salmos 148:1 LOUVAI ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas.
Romanos 10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Apocalipse 4:11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Apocalipse 5:12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

II Samuel 22:5

Porque me cercaram as ondas de morte: as torrentes de Belial me assombraram.
Salmos 18:4 Cordéis de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
Salmos 69:14 Tira-me do lamaçal, e não me deixes atolar; seja eu livre dos que me aborrecem e das profundezas das águas.
Salmos 93:3 Os rios levantam, ó Deus, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas.
Isaías 59:19 Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascimento do sol: vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira.
Jeremias 46:7 Quem é este que vem subindo como o Nilo e cujas águas se movem como os rios?
Jonas 2:3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
I Tessalonicenses 5:3 Pois, que, quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
Apocalipse 12:15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
Apocalipse 17:1 E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
Apocalipse 17:15 E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

II Samuel 22:6

Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.
Jó 36:8 E se estão presos em grilhões, e amarrados com cordas de aflição,
Salmos 18:5 Cordas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
Salmos 116:3 Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim: encontrei aperto e tristeza.
Salmos 140:5 Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede à beira do caminho: armaram-me laços corrediços. (Selá.)
Provérbios 5:22 Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.
Provérbios 13:14 A doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte.
Provérbios 14:27 O temor do Senhor é uma fonte de vida, para preservar dos laços da morte.
Jonas 2:2 E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Atos 2:24 Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

II Samuel 22:7

Estando em angústia invoquei ao Senhor, e a meu Deus clamei: do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.
Êxodo 3:7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
I Reis 8:28 Volve-te pois para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
Salmos 18:6 Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus: desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Salmos 27:4 Uma cousa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo.
Salmos 34:6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
Salmos 34:15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
Salmos 116:4 Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma.
Salmos 120:1 NA minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu.
Jonas 2:4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o templo da tua santidade.
Jonas 2:7 Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade.
Habacuque 2:20 Mas o Senhor está no seu santo templo: cale-se diante dele toda a terra.
Mateus 26:38 Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui, e velai comigo.
Lucas 22:44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
Hebreus 5:7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Tiago 5:4 Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.

II Samuel 22:8

Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.
Juízes 5:4 Ó Senhor, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram: até as nuvens gotejaram águas.
Jó 26:11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça.
Salmos 18:7 Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
Salmos 77:18 A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
Salmos 97:4 Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra viu e tremeu.
Naum 1:5 Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam.
Habacuque 3:6 Parou, e mediu a terra: olhou, e separou as nações: e os montes perpétuos foram esmiuçados, os outeiros eternos se encurvaram: o andar eterno é seu.
Mateus 27:51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
Mateus 28:2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela.
Atos 4:31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

II Samuel 22:9

Subiu o fumo de seus narizes, e da sua boca um fogo devorador: carvões se incenderam dele.
Êxodo 15:7 E com a grandeza da tua excelência derribaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como restolho.
Êxodo 19:18 E todo o monte de Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo: e o seu fumo subiu como fumo dum forno, e todo o monte tremia grandemente.
Êxodo 24:17 E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
Deuteronômio 32:22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua novidade, e abrasará os fundamentos dos montes.
II Samuel 22:13 Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acendem.
II Samuel 22:16 E apareceram as profundezas do mar, os fundamentos do mundo se descobriram: pela repreensão do Senhor; pelo sopro do vento dos seus narizes.
Jó 4:9 Com o hálito de Deus perecem; e com o assopro da sua ira se consomem.
Jó 41:20 Do seu nariz procede fumo, como duma panela fervente, ou duma grande caldeira.
Salmos 18:8 Do seu nariz subiu fumo, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
Salmos 18:15 Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo; pela tua repreensão, Senhor, ao soprar das tuas narinas.
Salmos 97:3 Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor.
Isaías 30:27 Eis que o nome do Senhor vem de longe ardendo na sua ira, e lançando espesso fumo: os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como um fogo consumidor
Isaías 30:33 Porque uma Tofete está preparada desde ontem; sim, está preparada para o rei; ele a fez profunda e larga; a sua pilha é fogo, e tem muita lenha; o assopro do Senhor como torrente de enxofre a acenderá.
Jeremias 5:14 Portanto assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos: Porquanto disseste tal palavra, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, e eles serão consumidos.
Jeremias 15:14 E levar-te-ei com os teus inimigos para a terra que não conheces; porque o fogo se acendeu em minha ira, e sobre vós arderá.
Habacuque 3:5 Adiante dele ia a peste, e raios de fogo sob os seus pés.
Hebreus 12:29 Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

II Samuel 22:10

E abaixou os céus, e desceu: e uma escuridão havia debaixo de seus pés.
Êxodo 20:21 E o povo estava em pé de longe: Moisés, porém, se chegou à escuridade, onde Deus estava.
Deuteronômio 4:11 E vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte: e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus e havia trevas, e nuvens e escuridão;
I Reis 8:12 Então disse Salomão: O Senhor disse que habitaria nas trevas.
Salmos 97:2 Nuvens e obscuridade estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono.
Salmos 104:3 Põe nas águas os vigamentos das suas câmaras; faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento.
Salmos 144:5 Abaixa, ó Senhor, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão.
Isaías 64:1 OH! se fendesses os céus e descesses! se os montes se escoassem diante da tua face!
Naum 1:3 O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente: o Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Mateus 27:45 E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
Lucas 23:44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona,

Referências Simples

Ver as referências simples é um processo mais rápido

Ver simples